20 de abril de 2009

As novas regras que valem para o Enem 2009

Paula Caldeiram
Cultura

O Enem desse ano promete ser uma das mais seletivas provas que já foram aplicadas desde sua criação em 1998. Seu novo formato desperta a preocupação das escolas em reestruturar seu plano de ensino para que seus alunos também sejam capazes de acompanhar as mudanças.

A proposta do Ministério da Educação é de que o Enem vire a principal etapa do processo seletivo nas universidades federais e de outros que aderirem. As atuais 63 questões de múltipla escolha passam para 200, divididas em quatro provas de 50 questões realizadas em dois dias. Mas a principal mudança será no formato das perguntas, que une tanto uma prova que exige à verificação de habilidades do candidato como raciocínio lógico e interpretação de texto quanto conteúdo extenso e memorização de regras.

A mudança é drástica, visto que os candidatos terão que realmente dominar o que aprenderam na escola, grande desafio para o Brasil. Mas ainda assim podemos depositar confiança nessa nova fase da prova que há muito tempo, vem atraindo estudantes regulares e também aqueles que concluíram o ensino básico com o interesse de continuar seus estudos. Porém ainda são um dos fatores de maior relevância pela sua procura os benefícios do programa, como a garantia das parcelas da faculdade serem pagas pelo Estado.

No que diz respeito aos campos da educação, a situação é incompatível com o crescimento que o Brasil tem demonstrado e já poderíamos ter um sistema educacional muito melhor do que o de hoje, capaz de realmente formar pessoas que superem os obstáculos que surgiram na progressão continuada dos estudos.

Um comentário:

  1. aaaaahh eu não gostei disso ! não pelo fato de termos se estudar mais , mas sim pelo fato de que vamos ter direito a fazer apenas uma prova ! antes podiamos fazer mais de um vestibular por ano , ou seja , um em cada faculdade assim teriamos mais chances de conseguir , agora não , agora é uma prova só !

    ResponderExcluir