Rafael Araújo
Internacional
A cultura indiana está muito presente no Brasil hoje devido à novela global "Caminho das Índias". No entanto a novela foca em aspectos culturais, até mesmo de maneira fantasiosa a respeito de um dos países mais populosos do mundo, com 1,1 bilhões de pessoas.
Porém, é muito importante falar de aspectos políticos desse imenso país, como por exemplo, a primeira etapa de uma eleição que terá 5 fases. Essa primeira parte foi realizada no dia 16 de abril, com a expectativa de mais de 140 milhões de pessoas comparecerem as urnas. Tal ato é a demonstração de uma democracia que vem crescendo, entretanto com um passado marcado por um regime totalitário.
Nesse primeiro dia, houve violência e a morte de 12 seguranças, além do sequestro de mais 3 funcionários eleitorais, Os ataques foram atribuídos aos guerrilheiros maoístas. É triste saber que apesar dessa grande vitória, há ainda pessoas que prejudicam o bom andamento das eleições e o exercício da democracia. E o que mais impressiona é que existem mais de 2 milhões de soldados para zelar pela segurança ainda assim pessoas foram mortas.
As pesquisas indicam que não haverá vencedor claro, pois os 2 principais partidos perderam suas forças para siglas menores. Além disso, tanto o Partido do Congresso, líder da coalizão governista como o Bharatiya Janata, da oposição nacionalista hindu, não terão cadeiras suficientes no parlamento de 543 membros para governar sem apoio. Isso mostra a falta de estrutura política num país que poderia ser, sem sombra de dúvidas, uma das maiores democracias do mundo.
E se você pensa que os famosos Dalits, os intocáveis, ficaram fora dessa, você está muito enganado! Incrivelmente, o voto dessa comunidade que representa 16% do censo é determinante, tanto é que muitos partidos tentaram conquistar a simpatia deles. Uma forma sutil de conquistá-los foi participar de uma homenagen a Ambedkar, líder da comunidade. É surpreendente o fato da política unir o que a religião separou!
Enfim, a Índia está crescendo e conquistando o seu espaço, portanto é bom ficarmos de olho.
O quê? Na India há eleição?
ResponderExcluirMas o povo não fica dançando o tempo todo?
Bem, acho que a Glória Perez ainda vai trazer à tona algumas questões pertinentes à cultura indiana.