23 de abril de 2009

Aumento de salário e obras inacabadas

Rafael Pacheco

Política

O ultimo escândalo no Congresso sobre o uso de passagens aéreas por parlamentares e/ou seus familiares, fora de expediente de trabalho, o Presidente da Câmara Michel Temer restringiu, após consultar os membros da Mesa Diretora que, os bilhetes só poderão ser emitidos em nome dos deputados ou de um assessor credenciado, enfatizando também que viagens só pelo Brasil e relacionadas ao mandato do devido parlamentar.

Casos como o do deputado Fábio Faria(PMN/RN) ex-namorado de Adriane Galisteu, que usou R$ 21.343,60, para pagar viagem da ex-sogra, Emma Galisteu, aos Estados Unidos, e passagens de artistas convidados para o camarote do deputado no Carnatal - carnaval fora de hora em Natal não irão mais acontecer.

Por trás de tudo isso, Michel Temer ainda admitiu nesta quarta-feira que os técnicos da Casa já pensam em um próximo aumento salarial, reajuste este que elevaria o salário parlamentar de 16,5 mil para 24,5 mil, porém para Temer isso apenas ocorrerá se houver vantagem e economia ao país.

Enquanto discutem o próprio aumento de salário, as obras do PAC(programa de aceleração do crescimento) referente às melhorias nas redes de esgoto, de 96 programadas, 54 estão atrasadas, e destas 54, 27 não foram sequer iniciadas.

Até 2010 a previsão é de que sejam investidos 40 milhões em saneamento, contudo segundo uma projeção feita pelo instituto ‘’Trata Brasil’’ para universalizar o acesso do mesmo seriam necessários 188 milhões.

Voltando a citação de Michel Temer, ‘’vantagem e economia ao país’’, o aumento do salário dos parlamentares que mensalmente custam mais de 4 milhões aos cofres brasileiros é um tapa na cara principalmente do cidadão que acredita que o Congresso pode fazer algo por ele, o mesmo cidadão que espera por melhorias no saneamento básico da sua cidade e que sustenta sua família com 460 reais, honroso salário mínimo brasileiro.

É esperar para ver ...

Um comentário:

  1. Vale o adendo: restringiu, mas já está voltando atrás..... Assim como vai voltar atrás em relação ao aumento de salário " pelo bem da nação ". Estão interessados é no próprio bolso, afinal o cabresto político é feito assim: poucos ganhando muito e nós, eleitores, sobrevivendo de minguados salários.
    Mas se o Fábio Faria estiver solteiro, quero o telefone dele, afinal, se os políticos podem tirar vantagem dos seus cargos, por que eu não posso viajar às custas de um deles?


    Ps: Gostei do texto....Continue sempre melhorando

    ResponderExcluir