8 de junho de 2009

Apresentação

Jornalismo Mercadoria


Jornalismo mercadoria é um termo utilizado para empresas jornalísticas que dependem da publicidade, como sua principal fonte de renda.

Esse novo tipo de jornalismo surge em meio a um sistema político controlado pela opinião pública. A racionalidade positivista é outro aspecto importante e que consolida o poder da burguesia. Com o poder adquirido, a burguesia começa a incomodar o estado, que, por meio da imprensa, passa a controlar a opinião pública. Os jornalistas possuem uma capacidade argumentativa maior, muito em função de suas idéias, na maioria das vezes, libertárias. E o povo começa a lutar pela democracia e cidadania.

A revolução tecnológica e do capitalismo representou uma mudança, porque além da urbanização, mudanças de comportamento, crescimento da alfabetização, o jornalismo moderno surge como indústria cultural. De acordo com Theodor Adorno e Max Horkheimer, a indústria cultural significa a transformação da cultura em mercadoria.

O jornalismo se torna palco para discussões e debates da sociedade para a formação da opinião pública.

Durante a Guerra de Secessão (1861-1865), a imprensa se torna um negócio, pois começa a criar notícias, demandas e também gera acontecimentos. Com a necessidade de gerar informações, surge a figura do repórter.

2 comentários:

  1. Olá, pessoal do Ampulheta!
    Acho que foi o grupo que mais divulgou o blog dentro da faculdade. Em vários murais via um cartazete com o endereço de vocês!
    Naveguei e vi que fizeram um trabalho de fôlego. Entrevistas, editoriais, eventos, personalidades do passado e do presentes, colunistas abordando diversos assuntos (cultura, esporte, internacional...). Vcs exploram as ferramentas do blog, abordam as temáticas das aulas, trabalharam em um visual bacana. Só acho que devem mudar o slogan "um retrato do ontem", porque vcs trabalham com a atualidade, jornalismo é atualidade.
    Outra sugestão: precisam criar mais editorias para organizar melhor o conteúdo. No ícone entrevistas há conteúdos que não são entrevistas. Do mesmo modo, há editorias que possuem muitos posts e outras, como eventos (há muitos deles), em que há poucas informações. Em uma palavra: pouco mais de equilíbrio.
    Mas essas sugestões não desmerecem o trabalho de vocês.Parabéns!
    bjs, marli

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  2. Bom dia Felipe, sou amiga do Wika e sou formada em Letras, me interesso muito por jornalismo e gostaria de colaborar como voluntária, como revisora de textos.
    Anota ai meu email e entre em contato
    lili_moraes2004@hotmail.com

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