Paula Caldeiram
Cultura
Para os pessimistas não passa de uma ideologia, para os intelectuais é mero instrumento de trabalho e pra você, o que é cultura? Já parou para pensar o que significa isso, pois eu sim.
Munida de lápis e caneta na mão, resolvi fazer uma breve pesquisa na internet. Ao acessar alguns links me deparei com alguns dados do IBGE (Estatuto Brasileiro de Geografia e Estatística) no qual uma pesquisa apontou que para cada prefeitura é investido em média R$ 273,5 mil na área da cultura – o que corresponde a apenas 0,9% do orçamento. Representa menos de 1% de todo o dinheiro de nossos impostos.
Bem, e a estatística de agora é ainda mais impressionante, a região Nordeste foi a que apresentou o maior percentual em gastos culturais: 1,2% da receita. Dá pra acreditar, nós estamos sempre tão ocupados em nossa São Paulo, a cidade que não para, que nos esquecemos de prestigiar quem realmente merece. As regiões Norte e Sul investem em cultura 0,8% do orçamento, enquanto as regiões Sudeste e Centro-Oeste destinam 0,9% e 0,6 % dos gastos, respectivamente.
É este o tipo de notícia que deveria entrar com mais freqüência nas pautas jornalísticas, afinal o investimento em cada secretaria deveria ser um só, não divergente nos seus zeros.
Quem sabe assim poderíamos aprender uns com os outros e nos tornarmos realmente um país unificado na certeza de que a desigualdade que nos permeia seja de vez esquecida e possamos enfim, dizer que este é um país de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário