Educação no Trânsito.
Carolina Germoliato

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu a Educação no Trânsito como o tema da Semana Nacional de 2009. No decorrer do ano, o assunto será tratado pelos órgãos do Sistema de Trânsito (SNT).
A intenção do projeto é realizar atividades que incentivem o respeito, a tolerância e a solidariedade.
Para isso, serão desenvolvidos materiais e peças sobre o trânsito e que proporcionem reflexão sobre o tema. Atualmente, as mortes no trânsito não acontecem somente em função dos acidentes. Muitas pessoas já foram vítimas fatais em decorrência de brigas e discussões.
A imprudência, a imperícia e a negligência humanas, são os principais fatores responsáveis pela ocorrência de, aproximadamente, 35 mil mortes anuais por acidentes de trânsito. Portanto, não se pode mais pensar em acidentes de trânsito como fatos naturais ou algo do destino. Os acidentes não precisam ocorrer e podem ser evitados.
O trânsito intervém visivelmente na ordenação e na organização dos lugares, nos estilos arquitetônicos, nas estruturas urbanas, nas vias de transporte, etc. Porém, o que o torna ainda mais extraordinário é a sua capacidade de transformar os indivíduos em seres coletivos que compartilham o mesmo espaço: o espaço público. Afinal, vivemos em uma sociedade em que é necessário aprender a conviver em grupo, a pensar de forma coletiva, em favor do bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário