5 de junho de 2009

Personalidade do Presente

Luis Carlos Maciel



Luis Carlos Maciel nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 15 de março de 1938. Além de escritor, roteirista e jornalista, Maciel é conhecido como o “guru da contracultura”, devido a suas idéias sobre o underground e sua participação no movimento dos 60 e 70.

Formou-se em Filosofia em 1958 pela Universidade do Rio Grande do Sul. Durante seus estudos, Maciel foi diretor e ator em algumas produções. Em 1959, recebeu uma bolsa de estudos na Escola de Teatro da Universidade da Bahia, onde conheceu Glauber Rocha, João Ubaldo Ribeiro e Caetano Veloso. Estudou na Fundação Rockefeller, em Pittsburgh, Estados Unidos, em 1960, e depois de 18 meses voltou a Salvador para lecionar na Escola de Teatro.

Em 64, ele mudou para o Rio de Janeiro. Trabalhou como professor no Conservatório Dramático Nacional e em alguns jornais locais como: Jornal do Brasil, Última Hora e na revista Fatos e Fotos.

Maciel participou do movimento da contracultura e foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, em 1969. Em 1970, ele foi preso juntamente com a maior parte da equipe do jornal pelas autoridades militares da época e ficou dois meses na Vila Militar, no Rio.

Foi editor do semanário contra-cultural Flor do Mal, foi diretor de redação na revista Rolling Stone e trabalhou durante 20 anos na Rede Globo, como roteirista e redator. Colaborou no semanário Enfim e no ano seguinte na revista Careta. Maciel também dirigiu musicais, como Baby Gal, com a cantora Gal Costa. Em 1987, voltou a lecionar e quatro anos depois dirigiu as peças Boca Molhada de Paixão Calada, de Leilah Assumpção e Brida, de Paulo Coelho. Em 1998, seu roteiro para o filme de longa metragem Dolores recebeu um prêmio concedido pelo Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário