Luis Carlos Maciel nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 15 de março de 1938. Além de escritor, roteirista e jornalista, Maciel é conhecido como o “guru da contracultura”, devido a suas idéias sobre o underground e sua participação no movimento dos 60 e 70.
Formou-se em Filosofia em 1958 pela Universidade do Rio Grande do Sul. Durante seus estudos, Maciel foi diretor e ator em algumas produções. Em 1959, recebeu uma bolsa de estudos na Escola de Teatro da Universidade da Bahia, onde conheceu Glauber Rocha, João Ubaldo Ribeiro e Caetano Veloso. Estudou na Fundação Rockefeller, em Pittsburgh, Estados Unidos, em 1960, e depois de 18 meses voltou a Salvador para lecionar na Escola de Teatro.
Em 64, ele mudou para o Rio de Janeiro. Trabalhou como professor no Conservatório Dramático Nacional e em alguns jornais locais como: Jornal do Brasil, Última Hora e na revista Fatos e Fotos.
Maciel participou do movimento da contracultura e foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, em 1969. Em 1970, ele foi preso juntamente com a maior parte da equipe do jornal pelas autoridades militares da época e ficou dois meses na Vila Militar, no Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário